Sobre a Santa Missa

27/08/2010 23:50

PREPARANDO A CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA:
A missa dominical, antes de ser uma obrigação, é uma vocação. A família vai à missa porque é chamada a ela, para dar graças a Deus por sua existência.
Vamos participar da comunidade eclesial, fazer uma experiência religiosa, onde o ator principal não somos nós, mas Jesus Cristo em nós, na família comunitária e na família doméstica.
O QUE É CELEBRAR? É tornar presente uma realidade através de um rito. Na celebração nós consideramos três aspectos: passado, presente e futuro.
O SENTIDO DA CELEBRAÇÃO
A família não vai à celebração de mãos vazias. Recolhe tudo quanto viveu durante a semana, para apresentar a Jesus.
RITUAL DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
Primeira Parte: Liturgia da Palavra
A família reunida ouve, escuta o Senhor!
RITOS INICIAIS
São as partes da celebração que precedem a liturgia da palavra e promove a comunhão dos fiéis.
CANTO DE ENTRADA OU ABERTURA:
A finalidade desse canto é abrir a celebração, acompanhar a procissão de entrada e gerar comunhão. A procissão de entrada faz memória da caminhada do povo de Deus, nela está inserida a nossa família.
A SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE
-“Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.”
-“Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.”
ATO PENITENCIAL: Após introduzir os fiéis na missa do dia o sacerdote convida ao ato penitencial. Não se trata de uma confissão, mas um momento em que, como família, nos colocam diante de Deus numa atitude de pobreza e reconhecimento de que tudo o que somos e que temos é dom de Deus.
O Ato Penitencial pode ser acompanhado da aspersão com água benta. É a família sendo revitalizada pela água viva!
A GLÓRIA: A Glória é uma espécie de Salmo pelo qual a família, glorifica a Deus Pai e suplica ao Filho, cantando ou recitando. É omitido nos tempos do Advento e Quaresma.
A ORAÇÃO DO DIA (COLETA): É uma oração introduzida por um silêncio a convite do celebrante, que diz: “Oremos”. Em silêncio, todos formulam interiormente seus pedidos. Depois o sacerdote diz a oração que se costuma chamar de “coleta”.

RITOS DA PALAVRA
A parte principal da Liturgia da Palavra é constituída pelas leituras da Sagrada Escritura e pelos cânticos. Sendo desenvolvida e concluída pela homilia, pela profissão de fé e a oração dos fiéis.
AS LEITURAS: Nas celebrações dominicais normalmente faz-se a 1ª leitura, em geral do A.T., o Salmo que constitui uma resposta à palavra que precedeu, a 2ª leitura tirada das cartas dos Apóstolos e o Evangelho onde o próprio Cristo nos fala.
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO: inicialmente é aclamado, de pé, pelo Aleluia e um versículo bíblico. A aclamação não é a um momento, mas a pessoa do Cristo. Enfim, vem a proclamação do Evangelho, é o próprio Cristo quem nos fala na pessoa do sacerdote.
A HOMILIA: Pela homilia o sacerdote evoca os benefícios de Deus em nosso favor. Desperta a fé, esperança e caridade.
O CREDO: Tem por objetivo levar a família, a dar seu assentimento e resposta à palavra de Deus, bem como recordar-lhe a regra da fé no início a celebração .
PRECES DA COMUNIDADE: Na oração dos fiéis a assembléia , iluminada pela graça de Deus, pede normalmente pelas necessidades da Igreja, da comunidade local e das famílias.
Segunda Parte: Liturgia Eucarística
RITOS PREPARATÓRIOS: Na Liturgia Eucarística devemos olhar, ver e contemplar o que acontece no altar, tendo consciência de que tudo o que ali vai realizar-se é ação de Cristo, da Igreja e de todos nós.
A Liturgia Eucarística é o ponto mais alto de toda a celebração.
O que se celebra na missa é o mesmo acontecimento da última ceia, havendo lá também o diálogo de Cristo com seus discípulos, o gesto fraterno e a ação consecratória, que dá origem a nossa celebração eucarística.
Lá Cristo antecipou o seu sacrifício na cruz, que se daria no dia seguinte, e toda vez que celebramos a Eucaristia, atualizamos este admirável mistério.
PROCISSÃO, PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS DONS:
EM PROCISSÃO, os dons são trazidos pelos fiéis ao altar, é a procissão de preparação para o ofertório que acontecerá após a consagração.
A MISTURA da gota d’água ao vinho, simboliza a nossa pequenez colocada no mar imenso da bondade de Deus, com as palavras do presidente: “Pelo mistério desta água e deste vinho possamos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade”.
Segue-se o rico momento da BENDIÇÃO DOS DONS : “Bendito sejais pelo pão...”, e “Bendito sejais pelo vinho...” a que a assembléia responde: “Bendito seja Deus para sempre!”
RITO DO LAVABO: o sacerdote pede a Deus que sejamos acolhidos por Ele, lavados e purificados de nossos pecados.
Em seguida, convida a assembléia a orar com o “ORAI IRMÃOS...”, a que todos respondem: “Receba Senhor por tuas mãos este sacrifício...”
Logo após a apresentação dos dons o sacerdote reza a oração sobre as oferendas. Com o “Amém” da assembléia, encerra-se a parte preparatória da Liturgia Eucarística.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA - DIÁLOGO INICIAL
O presidente dialoga com a assembléia, desejando-lhe a presença do Senhor e convidando-a a elevar com ele o coração e a dar graças ao nosso Deus:
Pr.: “O Senhor esteja convosco.”
T: “Ele está no meio de nós.”
Pr.:”Corações ao alto”!
T: “O nosso coração está em Deus.
Pr.:”Demos graças ao Senhor, nosso Deus.”
T: “É nosso dever e nossa salvação.”
O PREFÁCIO além de ser a introdução à Oração Eucarística propriamente dita, constitui verdadeira louvação e ação de graças a Deus por toda a obra de redenção.
O SANTO é uma aclamação de todo o povo de Deus. Faz menção ao “canto dos Serafins” , exalta a majestade divina e a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
NARRAÇÃO DA INSTITUIÇÃO EUCARÍSTICA
O sacerdote recita então a narração eucarística, culminando com a ação de consagração, na transubstanciação dos dons. Neste momento, na pessoa do sacerdote, o Cristo vai pronunciar as palavras consagratórias: Tomai todos, e comei, isto é o meu Corpo... e Tomai e bebei, este é o cálice do meu sangue..., com a proclamação final: Eis o mistério da fé!
Este é o mesmo sacrifício da cruz.
OFERTÓRIO: Neste momento acontece o verdadeiro ofertório: de Cristo, da Igreja e de todos os fiéis,(ofertório da própria vida). A assembléia, aclamando, vai dizer: “ Recebei ó Senhor a nossa oferta!”.
EPICLESE DE COMUNHÃO : O sacerdote suplica que “participando do Corpo e do Sangue do Senhor sejamos reunidos num só corpo”.
INTERCESSÕES ( vivos e falecidos)
Enfim a liturgia vai suplicar pela Igreja a fim de que cresça na fé e na caridade, nomeando o papa,bispos diocesano, presbíteros e por todos os fiéis, vivos e falecidos.
DOXOLOGIA FINAL: Erguendo a hóstia e o cálice e mostrando à assembléia, o sacerdote vai proclamar a doxologia final: “Por Cristo, com Cristo, em Cristo...” Esta é uma oração presidencial a qual a assembléia responde com o grande AMÉM!
Terceira parte: RITOS DE COMUNHÃO
PAI NOSSO: É a oração do Povo de Deus. É a expressão viva da fraternidade dos cristãos.
ORAÇÃO DA PAZ: este gesto deve ser visto como o fruto copioso da oração da fraternidade.
CORDEIRO DE DEUS : A assembléia recita o Cordeiro de Deus, suplicando a misericórdia (piedade) e a paz.
CONVITE À COMUNHÃO ( Felizes os convidados... )Ap 19,9
APRESENTAÇÃO (Eis o Cordeiro de Deus...) Jo 1,3
RESPOSTA DA ASSEMBLÉIA ( Senhor eu não sou digno ...) Mt 8,8 ; Lc 7,6-7
COMUNHÃO EUCARÍSTICA: Em rito processional, distribui-se então a comunhão dos fiéis. Neste momento aqueles que não vão comungar em espécie, fazem a comunhão espiritual.
A comunhão é vivenciado com atenção, contemplação, espírito orante e simplicidade. BENÇÃO E DESPEDIDA: Com a bênção final e com o “Ide em paz....”, a assembléia se dissolve, e começa a sua missão de testemunhar Jesus Cristo vivo e ressuscitado.
-“Graças a Deus!”